13 de setembro de 2009

A Litosfera

A LITOSFERA

AS ROCHAS

A LITOSFERA é a camada sólida que reveste o nosso planeta, formada pela crosta terrestre e pela parte superior do manto.
As rochas são formadas por uma associação d diferentes materiais chamados MINERAIS. Como exemplo de rochas temos: o GRANITO, o CALCÁRIO, a CALCITA e a ARDÓSIA. Em outros corpos celestes, como a Lua ou Marte também podemos encontrar rochas.

Os MINÉRIOS


Minérios são minerais ou rochas de importância econômica, os minérios podem conter materiais como OURO, PRATA, COBRE, FERRO, ALUMÍNIO, etc. Os locais onde há uma grande concentração de minérios são chamadas de JAZIDAS.
Para extrair os minérios do subsolo, é necessário abrir cavidades, às vezes muito profundas no solo. A atividade de mineração sem controle pode destruir muitas áreas de vegetação natural. Quando a jazida se esgota, geralmente a mina é abandonada, deixando para trás um solo desprotegido, que levará milhares de anos para se recuperar naturalmente.

O SOLO

Em algumas partes da terra, as rochas estão cobertas por uma camada de solo. O solo é formado por fragmentos de rochas, água, sais minerais, ar e materiais orgânicos. Esses materiais orgânicos são constituídos de restos de seres vivos em decomposição.
O solo é importante para os vegetais seres dos quais a maioria dos outros seres vivos dependem.
Do solo, as raízes das plantas retiram a água e os nutrientes. No solo também vivem seres decompositores, como fungos e bactérias, além de outras formas de vida, como minhocas e formigas.

A FORMAÇÃO DO SOLO

O solo se forma a partir da lenta fragmentação das rochas. Elas se transformam em partículas menores, ao longo de milhares de anos, devido à ação do vento, da água da chuva, dos seres vivos e das mudanças bruscas de temperatura.

AS DIFERENTES COMPOSIÇÕES DO SOLO

O solo é formado por vários tipos de minerais, como a argila e a areia. O que diferencia um solo do outro é a presença, em maior ou menor quantidade, de um determinado tipo de material.

SOLO ARENOSO: tem como principal componente a areia. A água atravessa rapidamente os espaços entre os grãos de areia. É por isso que esse tipo de solo retém pouca água. A variedade de plantas que se desenvolvem no solo arenoso é muito pequena.
SOLO ARGILOSO: o principal componente é a argila. Formada por pequenos grãos. Os espaços entre os grãos são menores e a argila retém muita água, mantendo-se úmida, em solo argiloso entra pouco ar, o que dificulta a vida das plantas, pois as raízes têm dificuldades de respirar.
SOLO ORGÂNICO: tem em sua composição material orgânico (resto de seres vivos), além da areia e da argila. Esse solo é mais apropriado para a vida das plantas
Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário