27 de fevereiro de 2010

Galinho Garnisé

 Feito com ovo pintado e porcelana fria



Material necessário:
2 colheres (sopa) rasas de massa para porcelana fria (1 corante cor laranja (guache ou corante para tingimento de tinta látex)
1 ovo rosado
1 par de olhos de 1cm de diâmetro ou menor (opcional)
Tinta guache bege e amarela
Pincel fino
Cola branca
Tinja a massa na cor laranja. Usando um lápis, estique a massa até que ela fique com a espessura de 0,5 cm.
Imprima os moldes da crista, das asas e dos pés do galinho, reproduza-os e entregue uma cópia para cada criança).
As crianças deverão recortar os moldes dos pés e da crista e colocá-los sobre a massa. Devem, então, contornar o molde com um lápis, marcando levemente a superfície da massa. A seguir, o molde deve ser retirado e, respeitando o contorno feito com o lápis, a massa deve ser cortada com ajuda da ponta de um palito de dente ou de churrasco.
Com uma quantidade de massa equivalente a uma colher de café, deve-se fazer um rolinho com as mãos e afinar uma das extremidades, de forma a moldar um cone. Será o bico.
O ovo deverá ser cozido antes de ser entregue às crianças. Elas deverão colocar o molde das asas sobre o ovo e, usando um lápis, contorná-lo, de forma a riscar a casca do ovo conforme mostra o desenho abaixo.

 
A seguir, as asas devem ser pintadas em cor bege (mais forte que a original do ovo). Depois que o ovo estiver seco, deve-se apagar o risco de lápis. Atenção, o efeito da asa é visto quando se coloca o ovo na lateral e na posição inclinada.

 

Depois que as asas estiverem secas, as crianças, usando um pincel fino, deverão fazer bolinhas amarelas em todo o "corpinho", deixando um lugar para onde serão colocados os olhos.

 

O galinho deverá ser montado colando o ovo sobre os dois pés e, a seguir, colocando o bico e a crista. Em seguida, deve-se colar os olhos (um de cada lado).

 

Obs: os olhos também podem ser feitos com pedaços de massa tingidos de verde e de preto.
MASSA BÁSICA
Provavelmente a forma mais fácil será você fazer a massa em sua casa e levá-la para ser modelada pelos seus alunos. Mas, se for possível que ela seja feita pelas próprias crianças, a atividade será muito mais interessante.
Ingredientes
1 xícara de cola branca (rótulo azul)
1 xícara de maisena
1 colher (sopa) de vaselina líquida
1 colher (sopa) de creme para as mãos
Modo de fazer
Misturar a vaselina líquida à cola em uma tigela de vidro. Acrescentar 1 colher (sopa) de maisena à cola com vaselina e misturar bem. Ir colocando colher por colher de maisena, homogeneizando bem após cada adição.
A massa pode ser cozida de duas maneiras:
No microondas: colocar no forno de microondas e deixar por um minuto. Retirar, mexer muito bem e retornar ao forno de microondas. Deixar mais um minuto, tirar e mexer novamente. Repetir a operação por mais um minuto.
No fogão comum: misturar todos os ingredientes e levar ao fogo em uma panela antiaderente. Mexer energicamente até que a massa de desgrude das paredes da panela.
Passar um pouco do creme de mãos em uma superfície lisa e colocar a massa ainda quente. Ir sovando a massa e adicionando o restante do creme (utilizando somente a quantidade medida em uma colher) até que ela se apresente bem lisa.
Embrulhar a massa em um filme plástico ou colocá-la em um saquinho, procurando expulsar todo o ar do seu interior. Guardá-la na geladeira.
A massa poderá ser tingida com corante para tinta látex ou com guache. Caso ela não seja feita pelas crianças, seria interessante que elas ao menos a colorissem, escolhendo cada qual as cores de sua preferência. É claro que neste caso haverá maior desperdício de massa (é mais econômico já levar a massa tingida).
É interessante experimentar a massa armazenada antes de oferecê-la às crianças. Se estiver muito dura, pode-se mergulhar um pano em água quente, torcê-lo bem e envolver com ele a massa por alguns minutos.
A receita fornecida é suficiente para fazer 30 galinhos.

MOLDES
 pés

asas

 


 crista




Nenhum comentário:

Postar um comentário