10 de agosto de 2010

PSICOLOGIA DAS CORES

         Sensibilizar e despertar a curiosidade dos alunos para o tema, indagando-os sobre: como você se sente hoje? Com que cor você se parece? Qual a cor de sua preferência no vestuário?
  • Se necesário, fazer uma mediação informando algumas definições psicológicas sobre as cores.
  • O VERMELHO é quente, vivo, agressivo, sensual, estimula os instintos. Deve ser usado com moderação.
  • O LARANJA possui a luminosidade do amarelo e excitação do vermelho. Representa prosperidade.
  • O AMARELO irradia luz, brilho, calor, vida, alegria, riqueza.
  • O VERDE é calmo, repousante, equilibra as emoções. É a cor que menos fadiga a vista, é o equilíbrio entre o calor e o movimento do amarelo e a estática e a frieza do azul.
  • O BRANCO é luz, pureza, limpeza, castidade, transmite uma sensação de paz, tranqüilidade de espirito, bem estar. É a presença de todas as cores.
  • O PRETO está associado à tristeza, a morte. (Psicologia das Cores).
  • Distribuir para cada aluno uma folha de papel e lápis de cor. Em seguida solicitar que pintem de uma cor só o próprio rosto, transmitindo as sensações e emoções do momento.
  • Solicitar aos alunos que criem um título para a produção, expressando com uma única palavra (representando como se sente) e façam uma descrição sobre a pintura.
  • Antes de propor a realização da atividade, convidar os alunos para cantar, lendo a letra da música "Arco-íris".  (Xou da Xuxa 3 e/ou Xuxa-Pérolas).
  • Sugetão de site: Letras de músicas (http://xuxa.arco-iris.letrasdemusicas.com.br/musica.php?id=73255)
  • Monitorar a atividade eletrônica.
  • Organizar com os alunos uma apresentação das produções (em PowerPoint, ou um mural com exposição das produções impressas).
  • Interpretar os desenhos artísticos de cada aluno e promover uma relfexão sobre o desenho e as preferências como forma de expressão emocional e psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário