9 de agosto de 2010

Regiões do Brasil


 O BRASIL E SUAS REGIÕES

O Brasil tem uma superfície territorial de 8.547.403 Km². Para facilitar a organização e a administração do país, que é muito grande, o Brasil foi dividido em 26 Unidades político-administrativas, chamadas de ESTADOS e um DISTRITO FEDERAL, onde está localizada a sede do Governo Brasileiro.
Os ESTADOS brasileiros foram agrupados em cinco regiões administrativas. São elas: norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste.

A REGIÃO NORTE

Região norte: região de maior extensão territorial, com uma área de 3 853 327 quilômetros quadrados, (45% do território brasileiro) e uma população de 14.726.059 habitantes, (8% da população brasileira). Abriga os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, possui a menor densidade demográfica do país. Nesta região vive a maior população de indígenas do  Brasil.
As cidades mais populosas dessa região são MANAUS e BELÉM. Nessas cidades predominam as atividades industriais, comerciais e prestação de serviços.
A região norte tem uma grande riqueza e diversidade de recursos vegetais e minerais, o extrativismo é a principal atividade econômica. Látex, madeira, castanha-do-pará, minérios de ferro, de alumínio, manganês são algumas riquezas dessa região e também encontramos uma grande quantidade de rios. A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. A maior parte dessa floresta encontra-se no território brasileiro e o restante se distribui por terras de outros paises da América do Sul. Na Floresta Amazônica existe uma grande variedade de espécies de seres vivos, muitas das quais ainda são desconhecidas do ser humano. A extração sem controle dos recursos naturais existentes na floresta tem causado grande impacto no meio ambiente. Em algumas partes da região a energia é fornecida por usinas hidrelétricas e em outras o abastecimento depende de geradores a óleo diesel. No rio Tocantins, estado do Pará, encontra-se a usina hidrelétrica de Tucuruí, a maior da região. Existem ainda usinas menores, como Balbina, no rio Uatumã, estado do Amazonas, e Samuel, no rio Madeira, estado de Rondônia.
            Possui um clima quente e úmido e destaca-se pela presença da exuberante floresta Amazônica e de extensos e numerosos rios. Destaca-se também pela grande produção mineral e ela importância dos diversos recursos naturais existentes na floresta. Possui a maior população indígena do país que, junto aos migrantes nordestinos, influenciou a rica cultura da região.


Um comentário:

  1. Coloque no seu blog algumas coisas sobre os relevos, planaltos e coisas assim sobre o RS, pois preciso pra a minha irmã, num trabalho de aula.

    Beijos Laura! Xaráaaaaaaaa ♥

    ResponderExcluir