10 de agosto de 2010

VEGETAÇÃO DO BRASIL


VEGETAÇÃO DO BRASIL

Floresta Amazônica ou equatorial

       As elevadas temperaturas, a forte umidade do ar e a abundância de precipitações, explicam o extraordinário desenvolvimento da vegetação nas regiões equatoriais. Trata-se duma floresta muito densa, algumas vezes chamada pelos habitantes locais (principalmente na Amazônia) por «inferno verde». A vegetação é tão densa, ou seja, as plantas crescem umas por cima das outras e existe entre elas uma grande competição pela luz, pois é indispensável para a fotossíntese, que pode se considerar na floresta equatorial vários extratos (ou andares), havendo em cada um deles determinadas espécies de plantas. Na imagem ao lado, dificilmente se imagina a altura das árvores, nem sequer dá para imaginar o modo como as plantas estão tão junto umas das outras. Contudo, o chão ainda está muito longe. As árvores da imagem têm normalmente cerca de 40 metros de altura, mas podem chegar até aos 60 metros.



-Latifoliada (folhas verdes e largas)

-Perene (não perdem folhas no outono)
-Megatermica (adaptam ao calor)
-Estratificada (com tamanhos direfentes)
-Arbórea - arbustivo - herbástico
-Hidrofila (adapta à água)
-Solo pouco fértil
-Vegetação densa (emaranhada)
-Grande biodiversidade
-adapta ao relevo

Caatinga


       A caatinga é marcada pelo seu clima semi-árido, com chuvas irregulares e estações do ano pouco bem definidas. Neste bioma, o solo é rico em proteínas, porém paupérrimo em matéria orgânica, devido à intensa luminosidade e calor que carbonizam a matéria orgânica, dificultando sua decomposição. Por isso, a vegetação da caatinga é adaptada ao clima seco: as folhas de algumas plantas são finas ou inexistentes; outras espécies, como o cacto, armazenam água em seu interior. Entre algumas espécies de plantas da caatinga, podemos citar o araticum, o jatobá, o murici, a aroeira, a braúna, entre outras. Localizada no sertão com clima semi-árido

xerófita

-xeromorfica
-Raizes profundas
-terófita
-Herbácia e Arbustiva
-Distante de rios

Cerrado


       O cerrado é a segunda maior formação vegetal do Brasil. Sua ocupação original, antes de ser devastada, ocupava uma área aproximada de 2 milhões de km², atualmente restam apenas 20% desse total. É o bioma que mais sofreu impacto devido à ocupação humana.Formado por tipos fitofisionômicos característicos de regiões tropicais: cerradão, cerrado limpo, cerrado sujo, campo rupestre, veredas e matas ciliares, abriga plantas arbóreas de aparência seca com caules retorcidos e revestidos por casca espessa, entre outras espécies de arbustos e gramíneas.O clima desse ecossistema é bem regular, caracterizado por duas estações climáticas bem definidas: verão chuvoso e inverno seco. Por esse motivo e devido à profundidade do solo e do lençol freático, o sistema radicular passou por adaptação e se desenvolveu para uma maior captação de água.
-Folhas perenes

-Raízes Profundas (busca de água)
-Troncos retorcidos ( pra fazer sombra em si mesma )
-Troncos com casca grossa ( pra evitar perda de água)
- Solos ricos em minerais, o que resulta no processo de laterização.


Mangues.


       Os mangues correspondem a uma característica vegetativa que se apresenta em áreas costeiras, compreende uma faixa de transição entre aspectos terrestres e marinhos, esse tipo de cobertura vegetal se estabelece em lugares no qual predominam o clima tropical e subtropical.Os mangues se encontram em ambientes alagados com águas salobras, os vegetais do mangue são constituídos por raízes expostas favorecendo uma maior retirada de oxigênio e também proporcionando uma maior fixação.
      Essa composição vegetal é fundamental na produção de alimentos para suprir as necessidades de diversos animais marinhos.O mangue é formado por plantas com aspecto arbustivo e também arbóreo, no entanto, os manguezais não são homogêneos, uma vez que há diferenças entre eles, desse modo são classificados ou divididos em: mangue vermelho, mangue branco e mangue-siriuba.
      São encontrados na foz de rios com águas salobras
Características:
-Berçário Marinho
-Arbórea
-Raízes Aéreas
Região e devastada pela carnicultura e extração de madeira
Carnicultura= Caçar caranguejo

Campos ou Pampas

       Campos, Pampas ou Campos Sulinos são os nomes dados ao bioma encontrado na região Sul do Brasil e em partes da Argentina e Uruguai. Em áreas de transição com o domínio de araucárias, o bioma é conhecido como campos do alto da serra. A palavra “pampa” é de origem indígena e significa “região plana”. Essa é, justamente, uma das principais características desse bioma: seu relevo bastante plano.
      As outras características dos Campos são: presença de uma vegetação composta por gramíneas e plantas rasteiras, além de pequenos arbustos e Matas Ciliares próximas aos leitos dos rios; clima subtropical, com temperaturas mais amenas e chuvas regulares; e solo pobre em nutrientes, com acidez excessiva.

Mata Atlântica

       A Mata Atlântica ou floresta estacional semidecidual é o bioma brasileiro mais devastado, reduzido a 7% de sua área original. Chegou a ocupar aproximadamente 15% do território nacional, estendendo-se pela faixa litorânea desde o Rio Grande do Norte ao litoral de Santa Catarina.Apesar da intensa devastação, ainda abriga uma quantidade significativa de espécies tanto de animais quanto de vegetais, compreendendo mais de 6 mil exemplares de plantas endêmicas (grande variedade de epífitas: orquídeas e briófitas), 160 espécies de mamíferos e 253 de anfíbios identificados e catalogados. Muitos dos animais brasileiros ameaçados de extinção pertencem a esse ecossistema, bastante explorado desde a época colonial.O extrato vegetal é constituído basicamente por dois patamares, sendo o mais alto formado por árvores com estatura média de 35 metros, e o inferior caracterizado pela densidade arbustiva.
      Encontrada no RN ao RS e em áreas interiores do sudeste.

características:
-perene
-Densa
-Arbórea
-Biodiversidade
-Encostas

Mata dos cocais


      Características principais da Mata dos Cocais:

- As vegetações típicas da Mata dos Cocais são: babaçu (em maior quantidade), carnaúba, oiticica e buriti.
- No extrato mais baixo da mata, encontramos diversas espécies de arbustos e vegetações de pequeno porte.
- As folhas das palmáceas caracterizam-se por serem grandes e finas.
-Mata de encontro entre a Mata equatorial e a caatinga ( ecótono)

Pantanal

       As chuvas fortes são comuns no Pantanal, que recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes que alagam a região, formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. Assim, o Pantanal destaca-se pela riqueza de sua fauna, apresentando em torno de 650 espécies de aves, 80 de mamíferos, 260 de peixes e 50 de répteis.Podemos encontrar, principalmente, as seguintes espécies: jacarés, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), ariranhas, onça-pintada, macaco-prego, veado-campeiro, lobo-guará, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, lagartos, cágados, jabutis, cobras (jibóia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, gaviões).Os terrenos, quase sempre planos, são alagados periodicamente por inúmeros córregos e vazantes entremeados de lagoas e leques aluviais.

Mata das Araucárias ( pinheiros do Paraná )

       As Matas de Araucárias são encontradas na Região Sul do Brasil e nos pontos de relevo mais elevado da Região Sudeste. Existem pelo menos dezenove espécies desse tipo de vegetação das quais treze são endêmicas (existe em um lugar específico), são encontradas na Ilha Norfolk, sudeste da Austrália, Nova Guiné, Argentina, Chile e Brasil.Essa cobertura vegetal se desenvolve em regiões nas quais predomina o clima subtropical, que apresenta invernos rigorosos e verões quentes com índices pluviométricos relativamente elevados e bem distribuídos durante o ano.
      A araucária é um vegetal da família das coníferas que pode ser cultivado com fins ornamentais, em miniaturas.
      O Pinheiro-do-Paraná ou Araucária (Araucária Angustifólia) era encontrado com abundância no passado, atualmente no Brasil restaram restritas áreas preservadas.As árvores que compõem essa particular cobertura vegetal possuem altitudes que podem variar entre 25 e 50 metros e troncos com 2 metros de espessura.
      As sementes dessas árvores podem ser ingeridas, conhecidas como pinhão, os galhos envolvem todo o tronco central. Os fatores determinantes para o desenvolvimento dessa planta é o clima e o relevo, uma vez que ocorre principalmente em áreas de relevo mais elevado.




2 comentários:

  1. Poxa entrei aqui hoje pela primeira vez e parece que eu já lhe conheço de anos e anos indas e vindas .
    Bom continue seguindo a sua vida que eu sigo a minha junto com a sua!
    Bsos passei a te amar!

    ResponderExcluir
  2. Professora Helena, essa aula está igualzinha a que apliquei hoje em sala de aula, sou nova na área é minha primeira turma, por favor agradeço se puder me da umas dicas sobre atividades, amei encontrar alguém como a Senhora. um grande abraço que Deus te abençoe sempre.

    pró yolanda

    ResponderExcluir