12 de outubro de 2011

O GÊNERO TEXTUAL CARTA DO LEITOR: O QUE É?




Segundo Marcuschi (2001), um gênero varia de acordo com o contexto discursivo. A estrutura de uma carta, por exemplo, em geral, é sempre a mesma. Qual seja? De acordo com o autor: a) local, data; b) saudação; c) texto; d) despedida; e)assinatura. Contudo, como afirma Silva (1997 apud BEZERRA, 2003, p. 210),

[…] embora sendo cartas, não são da mesma natureza, pois circulam
em campos de atividades diversos, com funções comunicativas
variadas [...] assim, [estes] tipos de cartas podem ser considerados
como subgêneros do maior “carta”, pois todos têm em comum – sua
estrutura básica: a seção de contato, o núcleo da carta, e a seção de
despedida – mas são diversificados em suas formas de realização,
suas intenções.

Têm-se os tipos de carta de acordo com o contexto sócio-discursivo. “É assim que temos carta pedido, carta resposta, carta pessoal, carta programa, carta circular, carta ao leitor e tantas outras” (BEZERRA, 2003, p. 201).

A carta do leitor segue a mesma estrutura de uma carta pessoal, por exemplo, porém, o estilo e a linguagem são diferentes porque o contexto discursivo é diferente.

A diversidade tipológica em uma carta pessoal certamente predominará a descrição, a narração, a exposição, a injunção, como bem mostrou Marcuschi (2003), ao analisar uma carta pessoal. Nesta, a linguagem beira o coloquialismo, a informalidade, por isso está mais próxima de um gênero primário, como uma conversa.

A carta do leitor, definida como um texto em que o leitor de jornal ou de revista manifesta seu ponto de vista sobre um determinado assunto da atualidade, usando elementos argumentativos, ao contrário, requer uma maior elaboração e ordenamento das ideias, pois se trata de um gênero secundário mais complexo, cuja linguagem tem que ser formal, na variedade padrão. Daí o papel da escola em torná-la um gênero escolar (entre outros) a ser ensinado para que o aluno desenvolva-se como leitor crítico por meio da análise do gênero e da sua reprodução. Nesse sentido é que Cardoso e Silva (2006, p. 19) afirmam:
"[...] através da produção e leitura de cartas do leitor o aluno aprende a diferenciar marcas de valores e intenções de agentes produtores, em função de seus compromissos e interesses políticos, econômicos e ideológicos."

Como já foi dito, toda carta apresenta uma estrutura básica: local, data, saudação ou vocativo, texto, despedida e assinatura, contudo, quando a carta entra na seção Carta do Leitor da revista ou jornal, ela pode passar por um processo de triagem, paráfrase, resumo ou ter informações eliminadas, dependendo do direcionamento argumentativo (BEZERRA, 2003). Ou seja, as cartas que são editadas, na verdade, não são como realmente foram escritas pelos seus autores e, em decorrência do pouco espaço que a revista reserva para isso, a estrutura é modificada. Todos aqueles
elementos que fazem parte da estrutura básica, não aparecem.

No entanto, quando o leitor/remetente se trata de alguma autoridade pública ou que ocupe alguma posição de destaque na sociedade, o conteúdo da carta é transcrito na íntegra, inclusive citando o cargo ou a função e a entidade ou órgão a que está ligado.

Os exemplos de cartas do leitor retirados da revista Veja, da citada edição, nos dão uma ideia da forma que essas cartas adquirem após sua editoração.

Texto A

Gostei muito da reportagem. Vivemos no cotidiano a luta do bem contra o mal – e claro que bem e mal podem ter significados inversospara cada personagem das nossas vidas.

Adriana Borges - Palmas, TO

Texto B

Fico muito feliz por saber que faço parte dos 130 milhões de brasileiros que não assistem a essa novela.

Guido Gomes – por e-mail

As cartas originais passaram por um processo de editoração, o que significa adaptação para a transposição ao contexto em que serão publicadas. Apenas uma parte do texto e da estrutura foi transcrita para a edição. Assim, em geral, são as cartas do leitor editadas pela revista: um pequeno fragmento do texto, o nome do remetente/leitor e a cidade/Estado.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

CARTA DO LEITOR – Revista “Ciência HOJE das Crianças” (CHC)


A carta é um gênero discursivo que ao longo da história tem servido de meio de comunicação para diferentes fins  – agradecimento, informações, cobrança, intimação, notícias familiares, prestação de contas, propaganda, solicitação, reclamação. A carta do leitor pode apresentar, também, outros teores como o estabelecimento de contato com outros leitores, via  divulgação de clubes, troca de correspondência entre leitores etc.

Nas últimas páginas da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), por exemplo, há a seção “Cartas”. Nela os leitores (especificamente as crianças) escrevem cartas elogiando e opinando acerca das matérias da revista, solicitando reportagens, divulgando seu interesse em manter contato / correspondência com outros leitores etc. Logo abaixo das cartas das crianças há sempre uma resposta escrita pelos editores da revista,


VEJA ALGUNS exemplos a seguir:



Carta 1

                                          
REVISTA NOTA 1.000
Querida CHC! É a primeira vez que escrevo para dizer que essa revista é nota 1.000! Tenho 13 anos e estou cursando a 7ª série. Gostei muito da matéria “A linguagem dos códigos”, publicada na CHC 154. Gostaria que vocês publicassem uma matéria falando sobre correios e como organizar um diário. Seria muito divertido pesquisar os diários das adolescentes brasileiras. Quero pedir para toda a galera do Brasil que escreva para mim. Com carinho...
Danielli Araújo Monteiro. Rua Principal 170, Tutóia Velha, 65580-000, Tutóia/MA
Muito bem, Danielli, vamos anotar suas idéias. Quem sabe para as próximas edições? Abraços!

                                                                                                                CHC, 170 – julho de 2006, p.29.




Carta 2


LEITORA ANSIOSA
Querida CHC, eu me chamo Ana Carolina e é um prazer escrever esta pequena carta. Fico ansiosa esperando a revista chegar para ler e ver se a minha carta foi publicada. Quando fico sem nada para fazer, vou ler bem rapidinho, pois me distraio bastante. O artigo que mais gostei foi “Cheirinho bom no ar”, publicado na CHC 153. Um abraço para todos da turma e parabéns pela linda revista. Tchau!
Ana Carolina Dias Batista. Contagem/MG.
Veja a sua carta publicada, Ana Carolina! A turma toda está retribuindo o abraço.


Carta 3


PALEONTÓLOGO
Eu me apresento como um dos mais novos leitores. Minha amiga me deu uma assinatura de presente de Natal. O meu sonho é ser paleontólogo, já li várias matérias de vocês sobre o assunto. Se possível, gostaria que publicassem mais textos sobre dinossauros e também sobre os museus que existem no Brasil. Mando um abraço para o Rex, a Diná, o Zíper e para todo o pessoal da CHC.
Davi Felipe de Oliveira. São Paulo/SP
A CHC 128 traz uma matéria sobre a profissão de paleontólogo, Davi. Estude bastante. Quem sabe um dia você não escreve um artigo sobre paleontologia para a CHC! Abraços do Rex e de toda a turma!

                                                                                                CHC, 162 – outubro de 2005, p.29.2064

Carta 4


POR QUÊ?
Nós, alunos do terceiro ano da E.M. Prof. Amilton Suga Gallego, viemos por meio desta fazer uma pergunta à revista Ciência Hoje das Crianças. A CHC é ótima, traz bastante temas interessantes, ensina a proteger a natureza e os animais, então... Por que a revista desperdiça plástico – que leva um tempão para se decompor – embalando revista por revista, se a maioria das pessoas joga os saquinhos no lixo?
Bianca de Souza Mamed e mais 81 assinaturas.
Que bom saber que você e seus amigos, Bianca, usaram os conhecimentos que têm a respeito do meio ambiente para fazer uma crítica construtiva e, assim tentar evitar qualquer desperdício que possa prejudicar a natureza. A CHC agradece pelo alerta e informa que o uso de plástico para embalar cada edição da revista está sendo reavaliado.

                                                                                                        CHC, 174 – novembro de 2006, p.29.

ATIVIDADE – 1

 Analise uma carta por vez e responda as questões:

1. A carta do leitor está cumprindo o principal objetivo: apresentar a opinião do leitor sobre a revista ou sobre fatos, acontecimentos ou assuntos, veiculados nelas?
2. A carta possui:
a). Referências às matérias comentada? ........................
b). Posicionamento/ou opinião do leitor em relação ao fato ou à matéria comentada..........................
c). Dados de identificação do leitor como, cidade e a sigla do Estado em que foi escrita, e nome completo de quem escreveu? .................................
3. As informações da carta aparecem de maneira direta, sem rodeios?...................
4. A crítica ou a opinião apresentada aos autores da revista é respeitosa e contribui com a revista?...........
5. O texto está escrito em primeira pessoa?.......................................
6. O texto está escrito de forma que possa circular nessa revista (considerando o seu público leitor) ortograficamente correto?.......................................




21 comentários:

  1. FELIZ DIA DOS PROFESSORES!
    Continue com esta dedicação em ensinar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga, passando pra fazer uma visitinha e pedir desculpas pela minha ausência, mas é que estou bastante ocupada neste ano. Mas sempre que posso, dou uma passadinha por aqui . Beijos. Vivi Patrice

    ResponderExcluir
  3. Olá gostei muito da sua atividades, porém, gostaria da respostas das atividades sobre carta ao leitor.
    um grande abraço e obrigada.
    Valquiria
    meu email é: val-borba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Laura,
    vim para te avisar, como percebeste, que meu banner do Humoremconto teve problemas no site de origem, por isso não vou mais trabalhar com banner. Por favor, se puder excluí-lo.
    Vou colocar teu blog na minha lista de recomendações de blog, espero que mais pessoas vejam, seu trabalho por aqui, merece!
    Grande abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns blog muito bom, recomendo a todos, aproveite e divulgue ele aqui grátis em nossa Rede Social Mural de Caldas! http://www.muraldecaldas.com.br/home.php

    ResponderExcluir
  6. Oi amoree!! Estou muito contente com a conquista dos meus 300 seguidores, e comemorando esta emoção, te ofereço um SELINHO DE AGRADECIMENTO. "Porque vc faz parte dessa conquista!". Junto com o selinho tem brindes escolares que se vc desejar receber, é só deixar um comentário com seu e-mail, para que eu possa enviar.
    Grata pela amizade. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. euamoosrebeldes@lindos.com17 de agosto de 2012 15:44

    está nos ajudando eu e minha amiga julia lee!!beijos

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu blog.Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. GOSTEI MUITO DAS ATIVIDADES.mE AJUDOU BASTANTE.
    OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  10. gostei muuuuito amei esse site agora quando for procurar alguma coisa eu vou procurar aqui!
    obrigada pela ajuda!
    beijão!

    ResponderExcluir
  11. PARABÉNS A TODOS OS EDUCADORES,É UMA DATA MUITO ESPECIAL POIS TODOS OS SERES HUMANOS PASSAM POR NOSSAS MÃOS, PARA SER ALGUÉM NA VIDA.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Laura Helena!
    Gostei mto de seu blog.
    Parabéns e obrigada por partilhar seus trabalhos e experiências.
    Farei visitas e pesquisas constantes por aki. rs
    Grande abraço.
    Cilene Macedo

    ResponderExcluir
  13. aprendi muito obrigada

    ResponderExcluir
  14. gostei muito ds cartas pois fala de que matéria cada um gostou ,também acho a CHC bem criativa.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  15. gostei muito das cartas principalmente da 4 beijos de valéria

    ResponderExcluir
  16. Olá, Laura, parabéns pelo seu blog. Encontrei-o por acaso quando pesquisava sobre carta opinativa - matéria boa essa!
    Contudo a razão de te escrever é para pedir ajuda, considerando a vasta experiência que tens com o ensino fundamental.
    Trabalho há 11 anos como professora, mas sempre atuei no ensino médio e no terceiro ano. Esse ano me foi dada uma oportunidade de trabalhar com ensino fundamental ll, e a dificuldade de falar a linguagem deles está emperrando meu trabalho o que tem me deixado frustrada e não quero abandonar o barco no meio do caminho, preciso vencer desse desafio. Se puderes me ajudar ficarei muito grata.
    Meu nome é Rubenilde Lemos, moro em Bacabal/MA, sou professora da rede pública estadual e agora estou também no ensino fundamental na rede particular.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, Laura, parabéns pelo seu blog. Encontrei-o por acaso quando pesquisava sobre carta opinativa - matéria boa essa!
    Contudo a razão de te escrever é para pedir ajuda, considerando a vasta experiência que tens com o ensino fundamental.
    Trabalho há 08 anos como professora,Esse ano me foi dada uma uma turma de 3 serie muito difícil de trabalhar atrasadíssimos e gostaria muito que você mim ajudasse mandando me atividades em que eu possa ajuda-los ficarei muito grata.
    Meu nome é joselma Quitéria da Silva, moro em Panelas/PE, sou professora da rede pública.gostaria muito de receber atividades suas através de emails pode ser.O meu email e:joselma_quiteriasilva@hotmail.com beijos para você Jesus te ama.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Sou a professora Eliene e estou com muita dificuldade em planejar as aulas sobre Cartas dos leitores, mas esse roteiro me ajudou muito.
    Quem tiver outros planos diferentes por favor me envie!

    ResponderExcluir
  19. parabéns!!!muito agradável esse cantinho ...

    ResponderExcluir
  20. Ótimo seu site! Me ajuda muito em preparar minhas aulas pois tudo nele são atividades que se possa adaptar em sala de aula. Parabéns!

    ResponderExcluir

VOTAÇÃO TOP 30/2014