26 de fevereiro de 2012

Atividades 3º ano

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

1 - Leitura Interpretativa:

GRIPE A: ENTENDA COMO A EPIDEMIA COMEÇOU.

A gripe A ameaça se alastrar pelo mundo, num devastador efeito dominó, e deixa em alerta autoridades sanitárias de vários países, além da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU), que vislumbram o risco de uma nova pandemia internacional. O mal teve início no México, onde em 27 de abril havia suspeita de pelo menos 149 mortes, e em poucos dias atingia os Estados Unidos, o Canadá, a Espanha e a Grã-Bretanha. Entenda o que é a gripe e como surgiu.

1. O que é a gripe A?
É uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza A (H1N1). O vírus foi detectado pela primeira vez no México e nos Estados Unidos, em abril de 2009, e pode ser transmitido de pessoa para pessoa, provavelmente com a mesma capacidade de transmissão que a gripe comum tem.

2. Quais os sintomas?
Os sintomas da gripe A são similares aos da gripe comum, porém, mais agudos. Segundo o Ministério da Saúde, é comum o paciente apresentar uma febre repentina acima de 38 graus, acompanhada de problemas como tosse, dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações e dificuldade na respiração. Os sintomas podem ter início no período de três a sete dias após contato com o Influenza A (H1N1).

3. Qual é o agente causador da doença?
O vírus da nova gripe é o Influenza A (H1N1). Anteriormente a gripe era chamada de "suína" porque um teste de laboratório mostrou que muitos dos genes do novo vírus eram semelhantes ao vírus influenza que normalmente é encontrado nos porcos da América do Norte.

4. Quais são as formas de contágio?
A nova gripe não é contraída pela ingestão de carne de porco, mas por via aérea, de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

a – A nova gripe deixa em alerta duas Organizações importantíssimas. Observe as siglas e escreva o que cada uma significa.

OMS __________________________________________________________________________
ONU __________________________________________________________________________


b - Onde essa gripe teve início? Em qual data?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c – A gripe em poucos dias se espalhou por vários países. Quais são eles?


d – A gripe A é uma doença respiratória causada por um vírus. Qual é o nome desse vírus?

Segundo o Ministério da Saúde quais sintomas são comuns em um paciente que esteja com a Gripe A?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________


f – A gripe já infectou centenas de pessoas em todo o mundo. Como a gripe A pode ser contraída?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2 – Assim como algumas doenças, as palavras nem sempre são conhecidas por todas as pessoas. Observe nos trechos as palavras destacadas e relacione–as de acordo com os seus significados.

( 1 ) “... Num devastador efeito dominó...”                (    ) Agente transmissor desconhecido de    algumas doenças.

( 2 ) “... O risco de uma nova pandemia...”                 (    ) Imprevisto, súbito.

( 3 ) “... O vírus foi detectado pela primeira vez...”      (    ) Epidemia muito generalizada.

( 4 ) “ A gripe A ameaça se alastrar pelo mundo...”     (    ) Qualquer resfriado.

( 5 ) “... apresentar uma febre repentina...”              (    ) Diz–se daquele que devasta.

( 6 ) “ A nova gripe não é contraída...”                      (    ) Espalhar, encher, propagar.




3 – Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão de doenças. Observe a figura (charge) e baseando-se nas perguntas que seguem, desenvolva um texto narrativo (com início, meio e fi ). Lembre-se de criar um título para sua história.

CHARGE



 a -  Onde acontece a história?
b - Quais são os personagens?
c – Por que o porco está sendo expulso da companhia dos outros animais?
d – A atitude do homem ao expulsar o porquinho é correta? Por quê?
e – O que alguns animais estão utilizando no rosto?
f -  Utilizar esse acessório atualmente é correto? Por quê?
g – O que você está fazendo para se prevenir da gripe A (Influenza H1N1)?

 Atividades enviadas pela Profª. Sara/FF/colegiosantamaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário