12 de janeiro de 2018

EXPLORANDO AS HABILIDADES CRIATIVAS DAS CRIANÇAS




O HOMEM QUE ADORAVA CAIXAS


Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino - Educação Infantil

Componente Curricular :

 Matemática 

Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

 Natureza e Sociedade

Objetos e processos de transformação

Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar



O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ø  Discutir e refletir sobre o reaproveitamento de materiais que seriam lançados no lixo; 
Ø  Construir objetos com materiais recicláveis e reutilizáveis; 
Ø  Construir brinquedos com materiais reutilizáveis; 
Ø  Brincar com brinquedos alternativos.
Duração das atividades

6 horas aulas iniciais, porém para a construção da casinha serão necessárias mais horas aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a é importante sempre levar para o seu grupo reflexões sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente a fim de preservá-lo cuidando dos espaços que estamos inseridos. 
Estratégias e recursos da aula

Atividade número 1: 


Professor/a, leve para a sala o livro de histórias “O Homem que amava  Caixas” 



Esse livro conta a história de um homem que era apaixonado por caixas e por seu filho. O único problema é que, como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava e aproveitava sua arte com as caixas para demonstrar seu afeto. Conte a história para as crianças utilizando o recurso que achar melhor: lendo o livro, com slides, ou apenas narrando. Depois da leitura convide as crianças para observarem na escola e em suas casas se há caixas vazias que iriam para o lixo. Solicite que tragam para a escola para construírem algo.   Proponha uma atividade em que as crianças irão transformar as caixas em algo novo que pode ser uma boneca, um carrinho, um robô ou outra coisa que a imaginação mandar.  








Atividade número 2:
Professor/a é sempre importante dialogar com o meio em que estamos inseridos a fim de levar as crianças a perceberem que o conhecimento que estão construindo é social e que partilhamos com outras pessoas as mesmas ideias. Estabeleça contato com órgãos que visam promover os cuidados com o meio ambiente e faça uma parceria. No caso dessa aula, dentre várias atividades, conseguimos visitar uma exposição que estava instalada em nossa cidade. A Exposição “Homem Natureza”



Produza registros de suas aulas com as crianças por meio de diferentes aspectos, pictórico, pintura, modelagem, escrita etc.

Atividade número 3:


Combine com as crianças de construírem uma casinha com caixinhas de leite a fim de continuarem esse trabalho de preservação e cuidados com o meio ambiente. Faça uma campanha na escola para que todos tragam caixinhas de leite vazias e limpas para serem usadas na casinha.  As crianças se envolvem muito em atividades como essa.



Durante todo o processo de construção da casinha, você professor pode desenvolver várias atividades dentre elas destacamos:  
  •  Matemática - quando trabalhamos conceitos de leve, pesado, grande, pequeno, formas geométricas, pesos, medidas, comprimento e volume, estimativas das quantidades de caixas necessárias; cálculos mentais simples, comparações de diversas grandezas; exploração e identificação de propriedades geométricas: formas, tipos de contorno, faces planas, lados retos.      
  • Artes - os procedimentos para montar, dar acabamento, pintar e decorar a casa de brinquedo. Os espaços bidimensionais e tridimensionais na construção do projeto artístico: casa de brinquedo; entrevista com um engenheiro para conversar sobre a planta de uma casa;  
  •  Linguagem oral e escrita – registro de nomes de objetos gastos na construção da casinha ;   
Depois de pronta é só brincar e se divertir com os colegas da escola e com as crianças que também amam caixas.

Recursos Complementares

No endereço abaixo você pode encontrar uma orientação completa sobre como fazer uma casinha com caixa de leite longa vida além de fazer uma reflexão sobre a importância de um trabalho como esse para o desenvolvimento das crianças.

  Avaliação

É importante analisar os comportamentos e atitudes das crianças durante e depois do projeto acabado. Parta de questionamentos que possibilitem perceber a aprendizagem das crianças sobre esses conhecimentos. Construiu noções sobre como reaproveitar os materiais que iriam para o lixo? Participou das atividades propostas? Qual tipo de brinquedo foi construído com as caixas?  As crianças se envolveram na proposta? São questões que podem dar um suporte para sua avaliação e conduzir inclusive a reorganização do pensamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário