17 de janeiro de 2018

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE DE LEITURA





A professora do 3º ano apresenta uma nova sequência de atividades sobre animais marinhos.

1ª Atividade:
A professora começa informando as crianças que começará um trabalho em que estudarão os animais marinhos: suas principais características,como vivem, como se reproduzem, o que comem e outras informações interessantes.
Informa que o texto que lerão refere-se aos GOLFINHOS . Antes de ler, propõe que os alunos digam o que sabem sobre os Golfinhos.  Os alunos vão falando tudo que sabem sobre o animal e a professora vai listando na lousa, de forma organizada as informações que vão trazendo.
2ª Atividade:
Entrega um quadro para os alunos e pedeque cada aluno olhe para a lista e anote na 1ª coluna o que sabe sobre os golfinhos
O que sabemos



.....




3 ª Atividade:
Em seguida ajuda os alunos a organizarem as informações em categorias, onde vive, o que come, aparência,...
Após definir algumas categorias com o grupo pede que anotem ,em duplas,  o que acharam mais importante , nas categorias levantadas.
4ª Atividade:
Relê como ficou o quadro e pergunta aos alunos se existem informações que gostariam de saber sobre os Golfinhos.
Pede que incluamna segunda coluna o título: O que queremos saber?De acordo com as perguntas feitas pelos alunos,ajuda a organizá-las nas categorias já elencadas e criar outras quando não há nenhuma para a questão.
O que sabemos?
O que queremos saber?









5ª Atividade:
Entrega o texto aos alunos e explica que copiou o texto de um site WWW.terra.com.br/bichos/golfinho.htmque traz muitas informações sobre animais.
Pede que leiam o primeiro parágrafo silenciosamente e pergunta: O que diz neste parágrafo? Com que categoria o autor começou? Responde aalguma pergunta que elaboramos?
Leiam os demais parágrafos e marquem com x se alguma idéia que o autor coloca é diferente das informações que tínhamos sobre os Golfinhos. E grifem (passe um traço embaixo) se o texto responde a alguma questão que formulamos.
6ª Atividade
Volta para o quadro preenchendo as duas últimas colunas, colocando o que aprendemos com o texto e o que o texto não responde sobreas questões que temos.
O que sabemos?
O que queremos saber?
O que aprendemos?
O que precisamos aprender?





7ª Atividade

Organiza uma atividade para que os alunos possam buscar na biblioteca ou na Internet outros textos que falam sobre os Golfinhos para responder às questões que não foram respondidas pelo texto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário