9 de janeiro de 2018

Trabalhando Verboos

Nome: __________________________________________________
Data: ___________________  Professor: ______________________

Objetivo: Introduzir o estudo do verbo (conjugação, pessoa, número, modos e tempos do indicativo) a partir da observação de sua manifestação textual. 



VERBOS – PARTE 1

Aqui não encontramos pássaros nem peixes.
Os defuntos são enterrados sem flores.
E nossos corações também secaram.
Não temos mais amor.
Ao anoitecer nossas sombras deixam de rastejar
no chão duro que cega as enxadas
e olhamos com rancor o céu estrelado.
Mas fomos nós que derrubamos as florestas e secamos o rio.
Este deserto já foi nosso reino.

Havia tanta beleza...
Teremos um futuro?
 





·         Verbo é a palavra que exprime ações (ler, vir, jogar, passear), estados (ser, estar, ficar, parecer) e fenômenos naturais (chover, ventar, trovejar, anoitecer).

·         Estando no infinitivo, os verbos terminados em AR (cantar, falar) são da 1ª conjugação, os terminados em ER e OR (vender, compor) são da 2ª conjugação e os terminados em IR (partir, sorrir) são da 3ª conjugação.

·         Os verbos se conjugam em pessoa e número:

Eu encontrei – 1ª pessoa do singular
Tu encontraste – 2ª pessoa do singular
Ele / Ela / Você / Vossa Excelência / A vizinha / O garoto encontrou – 3ª pessoa do singular
Nós encontramos – 1ª pessoa do plural
Vós encontrastes – 2ª pessoa do plural
Eles / Elas / Vocês / Vossas Excelências / As vizinhas / Os garotos encontraram – 3ª pessoa do plural


Copie cada um dos verbos do poema acima e coloque-os no infinitivo impessoal. Em seguida, classifique a sua conjugação, a pessoa e o número. Observe o exemplo.

encontramos – encontrar: verbo da 1ª conjugação / 1ª pessoa do plural
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Modos dos verbos:

Modo Indicativo – Expressa um fato com certeza, segurança.

Ex.: As pessoas conscientes preservam a natureza.

Modo Subjuntivo – Expressa uma dúvida, possibilidade, probabilidade.

Ex.: É provável que as pessoas preservem a natureza.

Modo Imperativo – Expressa um pedido, um conselho, uma ordem.

Ex.: Preservem a natureza!

  Cante, mas economize no repertório. Um banho de 15 minutos consome 60 litros de água. Se você passar o xampu e o sabonete com o chuveiro desligado, o planeta agradecerá.

           
Classifique o modo de cada um dos verbos do trecho acima:

cante- _________________________________________

economize - ____________________________________

consome- ______________________________________               

 passar-________________________________________

 agradecerá-  ___________________________________                    

 

Tempos do Modo Indicativo



·         Presente: expressa um fato que está acontecendo agora, no instante já, ou então um fato que se repete com determinada frequência na atualidade.
      Ex.: Eu enxáguo muito bem os meus cabelos após o xampu.

·         Pretérito perfeito: expressa um fato do passado como se ele tivesse ocorrido de maneira rápida, ou como se ele tivesse acontecido uma única vez.
      Ex.: Eu enxaguei muito bem os meus cabelos após o xampu.


·         Pretérito imperfeito: expressa um fato que se repetia com determinada freqüência no passado, ou um fato que ainda estava em andamento naquele momento a que nos referimos.
      Exs.: Eu enxaguava muito bem os meus cabelos após o xampu.

    Eu enxaguava os meus cabelos quando o chuveiro queimou.

·         Pretérito mais-que-perfeito: expressa um fato anterior a outro.
Ex.: Eu enxaguara os meus cabelos quando o chuveiro queimou.

·         Futuro do presente: expressa um fato com chance de vir a acontecer.
Ex.: Eu enxaguarei muito bem os meus cabelos após o xampu.

·         Futuro do pretérito: expressa um fato sem chance de acontecer.
Eu enxaguaria os meus cabelos se o chuveiro não tivesse queimado.


 Dê o tempo e o modo dos verbos destacados:


1-    Você cuida da natureza?
________________________________________________________
2-    O homem cuidou da natureza?
________________________________________________________
3-    Os índios cuidavam da natureza.
________________________________________________________
4-    Vanessa cuidava do jardim quando sua prima chegou.
________________________________________________________
5-    Vanessa cuidara do jardim quando sua prima chegou.
________________________________________________________
6-    Consciente dos problemas, o homem cuidará da natureza.
________________________________________________________
7-    O homem cuidaria da natureza se tivesse mais consciência.
________________________________________________________

Das frases baseadas na tirinha acima, classifique os verbos como no exemplo:

1-  O pássaro as notícias do jornal e se assusta com os problemas referentes ao meio ambiente.

– ler: verbo da 2ª conjugação / 3ª pessoa do singular

assusta – _________________________________________________________________

2-  Ele não imaginava a ocorrência de um mal maior: a ação destrutiva dos homens.

imaginava –__________________________________________________________


3-  As motosserras assassinas já destruíram boa parte da nossa mata.

destruíram – ______________________________________________________________



4-  Consciente, o homem protegerá o seu próprio mundo.

protegerá – ______________________________________________________________





Nome: __________________________________________________
Data: ___________________  Professor: ______________________

Objetivo: Introduzir o estudo do verbo (conjugação, pessoa, número, modos e tempos do indicativo) a partir da observação de sua manifestação textual. 


VERBOS – PARTE 2

 

 

Tempos do Modo Subjuntivo


·         Presente: Expressa uma possibilidade. Chama-se “presente” porque pode se correlacionar com outro verbo no presente do indicativo.

Exs.: Talvez nós aguemos as plantas no final da tarde.

         Ela pede que aguemos as plantas no final da tarde.


·         Pretérito Imperfeito: Expressa uma possibilidade, uma hipótese. Chama-se “pretérito” porque pode se correlacionar com outro verbo no passado do indicativo: pretérito perfeito, pretérito imperfeito, futuro do pretérito.

Exs.: Se nós aguássemos as plantas agora, com este sol, elas morreriam.

         Ela pediu que aguássemos as plantas no final da tarde.

         Ela pedia que aguássemos as plantas no final da tarde.


·         Futuro: Expressa uma possibilidade, uma hipótese. Chama-se “futuro” porque pode se correlacionar com outro verbo no futuro do presente do indicativo.

Exs.:  Se você aguar as plantas, elas crescerão e ficarão lindas.

         Quando eu aguar as plantas, usarei uma vasilha pequena e não o esguicho.

           
Exercícios


1-    Dê o tempo e o modo dos verbos destacados nos trechos que se seguem:



Quando regar as plantas, dê preferência ao período da manhã, bem cedo, ou ao entardecer. Dessa forma, você evitará o desperdício pela evaporação, e as plantas ficarão agradecidas por aproveitarem melhor a água.

regar - ____________________________________________________________
evitará - ___________________________________________________________

ficarão - ___________________________________________________________

“A semente é a essência da vida. Ela perpetua, multiplica, alimenta, cura, ornamenta, embeleza e tempera a vida.”


É, perpetua, multiplica, alimenta, ornamenta, embeleza, tempera - _______________


Os belos girassóis ornamentam o jardim.

ornamentam - _________________________________


O vaso com girassóis ornamentou o salão na festa do meu aniversário.

ornamentou - __________________________________


Na casa da minha infância, os girassóis ornamentavam o jardim.

ornamentavam - ___________________________________________


O jardineiro plantava sementes de girassol quando chegamos ao sítio.

plantava - _________________________________________________

chegamos - _______________________________________________



O jardineiro plantara sementes de girassol quando chegamos ao sítio.

plantara - _________________________________________________
chegamos - _______________________________________________



Lindos girassóis ornamentarão o jardim da casa que um dia terei.

ornamentarão- ______________________________________________

terei- ______________________________________________________


Talvez eu plante sementes de girassol no meu jardim.

plante- _____________________________________________________


Se você plantasse uns girassóis, o seu jardim ficaria lindo.

plantasse- __________________________________________________

ficaria - _____________________________________________________


Se você plantar uns girassóis, o seu jardim ficará lindo.

plantar- ____________________________________________________

ficará - _____________________________________________________


 
Eu plantaria um girassol se tivesse a semente apropriada.

plantaria - ____________________________________________________

            tivesse - _____________________________________________________

1-      Dê o tempo e o modo dos verbos das frases abaixo:



a)    O Penadinho  não se conforma com a destruição da natureza.

conforma - _______________________________________________________


b)    O machado cortava sem dó as belas árvores.

cortava - _______________________________________________________


c)    Até a Dona Morte se chocou com a derrubada das árvores.

chocou - _______________________________________________________


d)    É provável que o homem se conscientize da importância do meio ambiente.

é - ______________________________________________________________

            conscientize - _____________________________________________________


e)    Se realmente amássemos a vida, não destruiríamos a natureza.

amássemos - ______________________________________________________

            destruiríamos - _____________________________________________________

f)     Quando pararmos com a destruição, a maravilhosa natureza ressurgirá.

pararmos - ______________________________________________________

           ressurgirá - ______________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário